terça-feira, 26 de julho de 2011

Traumatismos nas costas

Para maior entendimento vamos falar sobre a Medula Espinha. A medula é um “ cabo“ de tecido nervoso, conhecido como medula espinhal , desce do cérebro pela coluna abaixo, dentro do canal formado pelas vértebras. A medula espinhal se ramifica nas raízes nervosas, que percorrem uma pequena distância dentro do canal neural até emergirem em pares, um de cada lado da coluna vertebral, para inervar o tronco, os braços e as pernas. 
Como a  medula espinhal transmite as mensagens entre o cérebro e o corpo, qualquer dano que ela sofra pode afetar está conexão e resultar em perda ou alteração das sensações, aparecimento de  dor e perda de movimentos. É isto que acontece quando as pessoas ficam paralisadas depois de um acidente  grave. O número de membros paralisados, como, por exemplo, no caso de um indivíduo poder mexer seus braços e não suas pernas, dependendo do local em que a medula espinhal foi lesada. Se o traumatismo ocorreu no pescoço, pode haver paralisia e perda de sensações nos braços e nas pernas.
Contudo, se o traumatismo ocorreu nos segmentos torácico ou lombar – abaixo danaltura dos braços – apenas os músculos da pernas serão afetados. Na maioria dos problemas de coluna os nervos estão danificados, mas não a medula espinhal.
A dor pode aparecer nas próprias costas como um resultado de traumatismo diretos nos ligamentos, tendões, articulações e outras estruturas que fazem parte da coluna vertebral ou estão ao redor dela; mas como os mesmo nervo que inervam estes tecidos também inevam as pernas, os pacientes podem sentir a dor como se ela surgisse nas pernas.
Além disso, os nervos podem estar sendo pressionados diretamente, o que também cauda dor, alteração das sensações e fraqueza nas pernas.
É evidente que as costas possuem uma estrutura muito complexa. Quando ocorre algum traumatismo, a dor pode aparecer por várias razões diferentes. Seria necessário faze uma análise muito cuidadosa para determinar o que acontece a cada indivíduo. Felizmente, a maioria dos episódios de dor aguda nas costas melhora sem que sejam necessárias intervenções específicas. Como resultado disso, teste detalhados para determina quais traumatismos específicos causam o problema geralmente não são necessários. Contudo, quando os sintomas são mais graves ou mais prolongados, torna-se importante determinar exatamente o que está errado. Pode ser necessário, então realizar um exame cuidadoso e teste diagnóstico que incluam as técnicas mais modernas de imagem.   
Fonte Ft Eder Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário