terça-feira, 13 de setembro de 2011

O que é a osteoporose?

Osteoporose significa porosidade ou adelgaçamento (redução da quantidade de massa óssea) dos ossos, qualquer que seja sua causa, e aparece em quase todos os idosos. A perda de ossatura com o envelhecimento e um fenômeno universal, mas se torna uma doença quando a massa óssea diminui a tal ponto que possam ocorrer fraturas.  Nos jovens normais, os ossos são fortes e somente quebram como conseqüentemente de um trauma, como, por exemplo, um desastre de automóvel

Com o envelhecimento e com algumas doenças, os ossos ficam menos densos e conseqüentemente mais frágeis, quebrando-se mais facilmente.
Estas fraturas causadas pela fragilidade óssea são a marca registrada as osteoporose, sendo mais freqüentes no pulso coluna e quadril.
 O risco de uma fratura como resultado da osteoporose aumenta abruptamente coma idade. Aos 80 anos, uma em cada três mulheres e uma em cada cinco homens tema possibilidade de fraturar o quadril. A mesma proporção se espera em fratura da coluna. Aos 50 anos, uma mulher tem até o fim de vida, 40 % de possibilidade de ter uma fratura causada por osteoporose. No homem, este risco esta em torno de 13 %. No Brasil, há cerca de 100 mil fraturas por ano motivadas pela osteoporose.
 Embora mais freqüente em mulheres idosas, a osteoporose pode também afetar os homens e ocorrer em qualquer idade a partir da infância. A freqüência da osteoporose varia grandemente nas diversas partes do mundo, sendo muito freqüente na Europa Ocidental e no EUA, afetando mais a população de europeus brancos e os asiáticos do que os afro americanos.
Como a expectativa de vida aumentou em todo o mundo o numero de idoso aumentará dramaticamente nos próximos 50 anos, o que acarretará o dobro o mais do número de fraturas resultante da osteoporose .
O sofrimento e a invalidez causados por fratura resultantes da osteoporose criam um dos maiores problemas na população idosa do  mundo ocidental . |Fratura osteoporóticas são também uma causa importantes da ocorrência de morte em idosos, pois 15% a 50 % das pessoas que sofrem uma fratura do fêmur morrem dentro dos próximos seis meses.
Os custos para os serviços de saúde são enormes estima-se que estes custo tendem a aumentar rapidamente medida que cresce o numero de idosos.

Fonte: Eder Oliveira Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário