quinta-feira, 5 de abril de 2012

Espondilose Lombar


 A espondilose, ou desgaste da coluna, é muito freqüente. Estas alterações se iniciam por volta dos 25 anos e estão presentes na maioria de nós na meia – idade. Estas é uma das principais razões pela quais os atletas estão no pico da sua performance por volta dos 20 anos de idade.
A coluna lombar carga o peso de todo  o corpo, assim como de qualquer coisa que você esteja carregando, além de ser responsável por torcer e curvar o corpo. É por isso que as alterações causadas pelos desgastes são mais comuns na região e são denominadas espondilose lombar.
A espondilose lombar é mais provável na região inferior especialmente entre a quarta e quinta vértebras lombares (L4- L5), causando a ciática. Ela afeta tanto os discos como as juntas facetadas. Perde-se material do disco e da cartilagem que reveste as juntas facetas. O osso da margens das juntas facetadas e dos discos se alarga, limitando os movimento e, portanto, enrijecendo a coluna. Ele pode comprimir os nervos, os ligamentos e outro as estruturas, causando dor.
Contudo, isto não é tão deprimente como parece. O fato de você sofre estas alterações causadas pelo desgaste não significa que você está destinado a ter dor nas costas. Muitas pessoas que apresentam desgaste importante têm poucos ou nenhum problema, enquanto outras sofrem de crises de dor incapacitante. Conclui-se  que as alterações causadas pelo desgaste deste tipo têm, geralmente, pouca importância.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário