sábado, 16 de julho de 2011

Pontos Gatilhos “nós de tensão”

Todo mundo já passou por aquele período de stress e tensão ( após o trabalho, briga em família etc.) onde a musculatura entra em um estado de contração que não é possível relaxar, nem com ajuda de medicamentos. Na hora da palpação essa pessoa percebe nitidamente áreas de maior sensibilidade e alguns “caroços” na musculartura
São os pontos-gatilho, áreas de alterações musculares. Travell e Simons estudaram a vida inteira esses pontos e os definem como ” uma área altamente irritada de tensão em nódulos e bandas musculares”. Os pontos-gatilho são detectadas exclusivamente pela palpação, pelo sinal do “pulo de dor”  ( giving a jump sing”" em inglês) pois em nenhum outro exame (radiografia, ressonância magnética, tomografia, eletromiografia, etc .)- permite o diagnóstico. Além disso, uma característica destes pontos é que todos os outros exames se apresentam normais.
A causa é um distúrbio funcional na junção neuromuscular, o local onde o nervo está em contato com o músculo.
Esse distúrbio pode acontecer após um trauma, ( físico ou emocional), quedas, pancadas,  excesso de trabalho , como resultado dos esforços regionais repetitidos, posições viciosas, ou comprometimento do sistema nervoso metamérico.

Localização de Trigger Points
O sintoma não é exclusivamente a dor e pode variar de pessoa para pessoa. Além dela a pessoa pode sentir fraqueza, tontura, inchaço e dificuldade para relaxar dentre outras. Outra coisa que não deve ser confundida é que esses pontos dolorosos não são fibromialgia ( para saber sobre fibromialgia entre no link). Existem outros meios e sintomas que caracterizam essa síndrome. Outro ponto curioso é que alguns desses pontos são coincidentes com os pontos de acupuntura, e pode ser traçado um tratamento combinado para a melhorar dos sintomas




Para o tratamento desses “nós”, Travell & Simons afirmam que biofeedback, meditação e pensamento positivo não respondem bem a esse tipo de distúrbio. Até mesmo os alongamentos convencionais não costumam ter uma resposta expressiva.
Em osteopatia normalmente avaliamos um paciente de forma global e por causa disso o tratamento esses distúrbios podem sumir em poucas sessões. A maneira de pensar fica na capacidade do Fisioterapeuta atuar em todos  os tecidos que estão relacionados aquele músculo tenso, em disfunção. Logo aplica-se uma técnica para cada tecido. Músculo, ligamento, nervo, fáscia e vasos. Normalizando e devolvendo toda a capacidade de movimento desses tecidos, o trigger point desaparecerá e conseqüentemente a dor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário