sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Acupuntura e atividade cerebral

Acupuntura e atividade cerebral

Atualmente esta bem relatado na literatura científica que a estimulação de acupontos pode efetivamente melhorar a dor geral, dor viceral, problemas funcionais e outras condições. O que mais intriga os pesquisadores atuais é se a estimulação de acuponto e não-acupontos pode levar aos mesmos efeitos. Alguns trabalhos já foram demonstrados, evidenciando que pontos de acupuntura sobre o meridiano são mais efetivos que pontos adjacentes, porém isso ainda não é conclusivo. Em 1977, Melzack declarou que 71% dos pontos de acupuntura são equivalentes aos pontos gatilhos, muito comuns em síndrome de dor miofacial, fibromialgia e fadiga crônica. Apesar da declaração de Melzack, ainda não há uma conclusão no meio científico sobre essa informação. Essa inconclusão, assim como a falta de concenso em relação ao que são os acupontos, pode-se levantar a seguinte questão: São todos pontos de acupuntura funcionais? Creio que não se tem essa resposta, mas com certeza, muitos deles o são.
Em um estudo comparativo de agulhamento em pontos gatilhos (trigger point) e não pontos gatilhos, avaliou-se a resposta hemodinâmica cerebral de voluntários saudáveis assim como obtenção do deqi em pontos gatilhos e não pontos gatilhos.


O interessante foi que em todos os indivíduos do grupo em que foi agulhado o ponto gatilho, o deqi foi obtido, diferente do grupo onde o estimulo era feito em não pontos gatilhos, onde eventualmente o deqi era obtido. Os resultados demonstraram que houve também uma redução da oxi-hemoglobina na área motora suplementar (SMA), na área motora pré-suplementar (pre-SMA) e no  córtex pré-frontal dorsomedial (DMPFC) somente quando o deqi foi obtido, independente se do local de estimulação. A redução da atividade cerebral nessas áreas são de grande valor terapêutico, visto que pacientes com síndromes dolorosas e não dolorosas, apresentam aumento da atividade destas regiões, como por exemplo: distonia tardia, epilepsia com desordem de atenção, dor em membro fantasma e alodínea. Esses resultados sugerem também que o sucesso do efeito terapêutico da acupuntura é diretamente relacionado como a obtenção do deqi.


Nenhum comentário:

Postar um comentário